LAVITTA EXAMES LABORATORIAIS

A menstruação altera os resultados de exames?

E-mail Imprimir PDF

A menstruação pode interferir em alguns exames de urina. O sangue que está sendo liberado na menstruação pode causar uma interpretação errada, o laboratório e até mesmo o médico poderia interpretar que seria um problema, uma patologia urinária. Mas, se o médico solicitar que mesmo menstruada a mulher colha a urina e o exame seja realizado, esta informação deverá ser repassada ao laboratório LA VITTA para que indique novos procedimentos para coleta da material biológico. Se necessário realizar coleta de urina no período menstrual deve-se tomar dois cuidados especiais: higienizar o local na hora da coleta e usar tampão vaginal para o sangue menstrual não se misturar à urina.
Os exames de urina e secreções vaginais e preventivos para câncer de colo, HPV, etc., devem, se não houver urgência, deixados para após uma semana do início da menstruação. A paciente sempre deve avisar ao laboratório de sua condição menstrual.
Em exames de sangue geralmente a menstruação não altera os resultados, porém diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Portanto, é fundamental informar o médico em que período do ciclo menstrual o seu exame foi realizado.

Convênios & Parceiros


    

Produced by Case Digital